O Sistema Inteligente de Geração Automatizada de Horário (SIGAH) é voltado para automação da construção de grades de horários de aula em escolas de ensino fundamental e médio. O Sistema SIGAH utiliza um novo método computacional desenvolvido em um trabalho de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Maringá. Esse método, baseado em técnicas de Inteligência Artificial, foi indicado a prêmio em evento científico nacional, sendo capaz de solucionar casos reais de escolas que estavam desafiando pesquisadores internacionais há mais de uma década.

O método computacional desenvolvido foi publicado em uma revista científica de renome internacional, recebendo conceito máximo na classificação da CAPES (órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela pós-graduação no Brasil). Experimentos conduzidos pelos pesquisadores mostram que o novo método é capaz de gerar grades de horários com qualidade superior comparado com os métodos já conhecidos. Sua implementação computacional resultou em uma nova tecnologia, denominada de 4School, registrada junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Esta tecnologia 4School passou a ser a base do sistema SIGAH para a automação na geração de quadros de horário.

O sistema SIGAH foi projetado para ser um sistema simples e intuitivo ao usuário. O sistema trabalha com o conceito de “cenário” que leva em consideração a possível distribuição de disciplinas a professores, as disponibilidades e as preferências dos professores, além de aspectos pedagógicos. A partir do cadastro da grade curricular é possível criar e simular cenários diferentes e gerar, em questão de segundos, o quadro de horários com apenas um clicar de mouse. Caso o sistema não consiga um quadro de horário viável, pelo fato de haver muitos professores com restrição de disponibilidade, o sistema dispõe, ainda, de um mecanismo inteligente e interativo capaz de guiar o usuário na resolução dos conflitos.